As cores em tons pastel estão por toda a parte. Elas despontaram há alguns anos e, aparentemente, vieram pra ficar. Quarto de bebê? Que nada. Hoje essas cores ocupam uma posição triunfal na decoração, no design e na moda. Em 2016 a Pantone escolheu o Rosa Quartz como cor do ano. Podemos dizer que esse foi, sem dúvidas, um dos marcos para o sucesso desses tons suaves.

Tons pastel estão em alta desde 2016. Você sabe o motivo? - Varejão das Tintas

 

Tons pastel: o que são, afinal?

Antes que você ache estranho quando falarmos “tons pastel”, calma: é isso mesmo! Dizer “tons pastéis” é errado– por incrível que pareça. Vamos ao que interessa: afinal, o que são cores em tons pastel?

Imagine um giz de escola que não deixa uma cor muito forte. Imaginou? É exatamente essa tonalidade que as cores pastel têm. São tons muito mais suaves e claros do que as cores puras, com menos saturação e vibração. O resultado é uma cor com aspecto ameno, lavado e são capazes de transmitir extremo conforto e elegância.

As cores em tons pastel foram batizadas de “Candy Colors”. Isso porque lembram doces, como marshmallows e balas, que possuem aqueles tons bem leves de azul bebê, rosa bebê, verde clarinho e por aí vai.

Tons pastel estão em alta desde 2016. Você sabe o motivo? - Varejão das Tintas

Como usar tons pastel na decoração?

Não é porque as Candy Colors são suaves que não exigem atenção – muito pelo contrário. É um tom elegante e suave e, para fazer uma boa decoração usando esses tons pastel, você precisa caprichar. Caso contrário o ambiente poderá parecer infantil ou ficar sem harmonia.

O design minimalista e escandinavo são estilos de decoração que combinam perfeitamente com esses tons. Já fizemos um post explicando direitinho esses estilos! Caso queira aprender um pouquinho sobre isso, clique aqui.

No geral, para decorar com as candy colors, fique sempre atento aos detalhes – e, principalmente, nas cores desses detalhes. Eles farão toda a diferença para que o seu cômodo fique harmonioso e agradável do ponto de vista visual. Tenha o branco como coringa e aposte em objetos que quebram a paleta da parede.

Pense: você vai usar esses tons em alguns detalhes ou na parede toda? Se for na parede toda, a dica é ousar nos detalhes. Aposte em texturas e estampas diferentes ou em uma decoração única. Utilize quadros, almofadas e objetos para dar um charme e vida ao ambiente. Caso você vá pintar apenas em alguns detalhes em tons pastel, basta fazer o contrário: utilize as candy colors nos quadros, almofadas e outros objetos, deixando o ambiente bem harmonioso.

Tons pastel na sala 

Tons pastel estão em alta desde 2016. Você sabe o motivo? - Varejão das Tintas

Para relaxar na sala, os tons suaves são uma ótima opção por transmitirem calma. Com uma pintura discreta, deixe o design e cores dos objetos decorativos chamarem a atenção. Que tal uma parede clarinha acompanhada de texturas ou de um tapete, objetos e estofados mega coloridos? As candy colors também podem ser aplicadas com madeiras ou detalhes mais fortes para quebrar os tons e deixar o ambiente menos fofo e mais ousado.

Tons pastel no quarto

Tons pastel estão em alta desde 2016. Você sabe o motivo? - Varejão das Tintas

É muito comum vermos quartos azul ou rosa, mas calma: há muitas outras opções. Um quarto possui muitos detalhes, objetos, móveis… Use isso a seu favor e ouse com cores!  Verde, laranja, vermelho ou marrom – esses tons pastel ficam simplesmente maravilhosos. Assim como a sala, pense nos detalhes: aposte em cores fortes nos objetos para dar aquele contraste e deixar o seu quarto simplesmente incrível.

Tons pastel na cozinha

Tons pastel estão em alta desde 2016. Você sabe o motivo? - Varejão das Tintas

A cozinha talvez seja o cômodo mais fácil de se usar candy colors. Isso porque normalmente os utensílios já são mais neutros e delicados – combinando com os tons pastel. Caso você esteja disposto a investir um pouco mais em sua decoração, pode até apostar em eletrodomésticos nesses tons. Hoje existem várias marcas que fazem, por exemplo, geladeiras nessas cores. Sua cozinha vai ficar super retro! Mas caso esse não seja o se desejo, você pode apostar em cores fortes que estão em alta, até mesmo o preto, fazendo um contraste lindo com os tons suaves.

Por que esses tons ainda irão se manter?

Afinal, por que esses tons estão em alta e parecem não ter data para desaparecer? Bem, tudo isso se trata de um contexto social. Quando a Pantone divulgou o Rosa Quartz como cor de 2016, a motivação foi de que as tensões modernas estão cada vez mais frequentes. Os consumidores estão buscando a consciência, o bem-estar e a natureza para se livrar de tanto estresse. As energias negativas assolam todas as pessoas diariamente.

Segundo um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. 3 em cada 10 pessoas sofrem de “Burn Out”, um esgotamento mental intenso causado por pressões no âmbito profissional. Isso mostra que, infelizmente, ainda temos um longo caminho pela frente para combater essas tensões.

Você como decorador, arquiteto ou amante da decoração tem a oportunidade de ajudar as pessoas por meio das cores. Faça alguém se sentir confortável e em paz em sua casa, em seu escritório ou nos seus projetos. As cores em tons pastel são perfeitas para isso e permanecerão conosco por um bom tempo.

 


kredi notu öğrenme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *